domingo, 30 de agosto de 2009

Cantigas de rodas - A origem






Cantigas de rodacirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folcloricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. É uma grande expressão folclórica e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias simples, tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é o binário, porém não raramente também o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda piãoEscravos de JóRosa juvenilSapo CururuO cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.
Cantigas de Roda são um tipo de canção popular que são relacionadas às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam um melodia de ritmo limpo e rápido, favorecendo a imediata assimilação.Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturas africana, europeia (principalmente portuguesa e espanhola) e índia.Na matriz cultural brasileira tem um característica interessante que é autoria coletiva (ou anônima) pelo fato de serem passadas de geração à geração. Atreladas ao ato de brincar, consistem em formar um grupo com várias crianças (ou adultos), dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu imáginário e geralmente com coreografias. As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem europeia, mais especificamente de Portugal e Espanha.As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um país. Através delas dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem , crenças,etc. .
Fonte: Wikypedia

Um comentário:

  1. pequenas cantigas de roda, que tras alegria as crinçinhas pequeninas,dentinhos a amostra e mãozinhas batendo de alegria ...cantiga passada de geração por geração, porexemplo...batatinha quando nasce se esparrama pelo chão menininha quando dorme poe a mão no coracão

    ResponderExcluir