sexta-feira, 15 de março de 2019

Mensagem para reunião de pais: A casa do autista

Encontrei este texto no grupo "Autismo - corações azuis" e achei que seria um bom texto para se refletir sobre as diversidades e a inclusão na escola e na família. Acredito que seria interessante para uma reunião de pais. Aracy Coelho traça um quadro interessante sobre a complexidade vivida por pais que possuem crianças dentro do espectro do autismo, situação comum nos dias atuais.

A CASA DO AUTISTA .
(Texto: Aracy Castelo Branco Coelho).
💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙
A casa de uma família onde há uma pessoa com autismo é uma casa diferente. Você pode até pensar :”ah, mas todas as casas são diferentes". Sim, são. Mas não como a do autista. Lá, tudo é estruturado e amarrado a uma rotina que é um sacrifício para os pais/cuidadores.

A hora da alimentação, do banho, as rotinas particulares são às vezes expostas em murais visuais. Às vezes, com todo o esforço da família, todo o castelo desmorona, e os pais saem juntando os grãos de areia para fazer tudo de novo. Gritos, prolongamentos de sons, estereotipias vocais (repetição de som sem sentido), também aparecem por lá. A hora de alimentação, sono, utilização dos cômodos da casa podem ser peculiares, foi o modo que eles acharam para minimizar os impactos do autismo.
Aquela família tenta dar o melhor de si, em algumas situações sabe contornar o que está acontecendo, em outras, não tem a menor ideia do que fazer. Ter pessoas perguntando “o que ele tem?” o tempo inteiro, mais machuca que ajuda. Não invada o espaço de uma família que convive com o autismo. O cotidiano dela já é pesado, complexo. Visite, mas tenha bom senso. Hospedagens, têm que ser bem combinadas e acertadas para que não haja uma descompensação que traga tanto transtorno a este grupo familiar.
Tenha intimidade mas também seja sensível. Eles deixam de fazer muita coisa que vocês fazem com facilidade, às vezes um lazer tão simples para vocês é uma verdadeira operação de guerra para esta família. Compreenda, respeite, pergunte como deve proceder e entenda que algo simples pode ser difícil para o outro. Respeite o espaço e o desgaste de uma família que cuida de um autista, é uma rotina que você desconhece. De verdade!
(Texto dedicado a todas as famílias guerreiras que se equilibram na corda bamba da convivência com o Autismo e a todas as pessoas que não têm a menor ideia do que isto seja).
Aracy Castelo Branco Coelho

Um comentário:

  1. Best content & valuable as well. Thanks for sharing this content.
    Approved Auditor in DAFZA
    Approved Auditor in RAKEZ
    Approved Auditor in JAFZA
    i heard about this blog & get actually whatever i was finding. Nice post love to read this blog
    Approved Auditor in DMCC

    ResponderExcluir