segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mensagens para reunião de pais

O ano chega ao seu final e é preciso planejar a última reunião com as famílias. Que tal prepara um ambiente bem alegre e acolhedor. A família precisa sentir-se acolhida na escola. Outra coisa que precisamos nos lembrar e de que a família mudou e ganhou outras formas. É preciso estarmos preparados para essas mudanças.
Dinâmicas são bem vindas e descontrai o grupo, um lanchinho,por mais simples que seja, também acolhe bem. 
Que tal um sorteio de pequenos brindes? Ou uma pequena lembrança para cada um?


Vai aí mais um texto para mensagem. 





Mensagem para reunião de pais

Uma colega pediu-me um texto pare reunião de pais. Acredito que esse a seguir seja interessante





ENSINANDO INTEGRIDADE
Tania Zagury

Contou-me uma amiga que, outro dia, seu filho chegou em casa exultante... Afinal, não é sempre que se tira "dez" em Física... Ela percebeu, no entanto, que o professor havia se enganado na correção. Qual não foi sua surpresa quando ele lhe disse que não poderia, de forma alguma, apresentar o erro para revisão, porque "ninguém devolve nota"... Foi preciso muita paciência para convencê-lo. Tinha medo das "gozações" dos colegas.
Às vezes um fato corriqueiro nos faz perceber quantos difíceis dilemas as crianças terão que resolver, até que se tornem adultos íntegros.
Não faz muito tempo, ser "um bom menino" significava, como dizia o palhaço Carequinha, não fazer pipi na cama nem fazer má-criação, concluir o trabalho de casa com capricho, deixar o quarto mais ou menos arrumado, não falar palavrão, dirigir-se respeitosamente aos mais velhos; tarefas, enfim, razoavelmente simples de serem aprendidas. Isso porque valores como honestidade e integridade não estavam ainda em discussão.
Ser "um bom menino" hoje significa não apenas saber o que é certo ou errado, mas também conseguir se opor a atitudes que contrariam os princípios norteadores da sociedade – o que não é nada fácil nem para adultos, quanto mais para crianças e jovens.
Opor-se ao grupo e fazer escolhas adequadas demandam forte grau de segurança. Mais ainda: significam que nossos filhos têm que estar certos, em primeiro lugar, de que solidariedade, justiça e honestidade, por exemplo, não estão "fora de moda". Precisam, acima de tudo, acreditar que, mesmo quando parte dos homens não respeita esses princípios, não há a mínima condição de vivermos com segurança sem eles.
Como convencê-los, no entanto, se a TV, as novelas, as atitudes de muitos adultos, os jornais, alguns programas humorísticos e até certas músicas, os bombardeiam com mensagens antiéticas? Como convencê-los, se parte dos colegas, com os quais convivem, quebram vidraças, desrespeitam os mais velhos, picham muros, destroem o mobiliário das escolas, dirigem sem carteira aos dezesseis anos ou falsificam documentos para poder entrar nas boates antes da idade permitida em lei, por vezes com a anuência dos responsáveis?
Criar adultos dignos depende basicamente de duas coisas: da maneira pela qual nós, pais, vivemos o dia a dia e da confiança que temos nos valores que guiam nossas ações. Ou seja, é necessário não só sermos íntegros, mas também não duvidarmos da força dos nossos princípios. Quando crianças e jovens percebem nos seus mais fortes modelos segurança inabalável na retidão, na cooperação, na honra – independente do que estejam fazendo os vizinhos, parentes e amigos – eles muito provavelmente também acreditarão. Se, ao contrário, já que há tanta corrupção e impunidade, os próprios pais começam a lassear seus conceitos ou a repetir diariamente "que o Brasil não tem jeito", em que irão seus filhos acreditar? Por que e para que irão lutar?
O perigo maior para um jovem não são as drogas – é não crer no futuro e na sociedade em que vive. A falta de esperança, essa sim, é que pode levar á depressão, ao individualismo, ao consumismo exacerbado, ao suicídio, à marginalidade e às drogas. Em contrapartida a convicção num caminho produtivo a ser trilhado e o desejo de contribuir fazem com que os jovens progridam, criem, estudem e realizem. E para ter essa confiança eles precisam conviver com pessoas que, não apenas vivam de acordo com esse modelo, mas também que não se deixem abalar pelas notícias negativas que saem diariamente na mídia. Existe sim gente desonesta, o que não significa que muitos outros – muitos mais – não sejam dignos, trabalhadores e corretos. Precisamos lutar vigorosamente para que nossos filhos percebam que quem leva o Brasil adianta é "a maioria silenciosa", aquela que é formada por pessoas honestas e trabalhadoras, e que, por isso mesmo, não constituem notícia, nem, portanto, aparecem nos jornais e TV.
Os pais têm papel primordial na estruturação do caráter dos filhos. Resgatar a ética é hoje questão de sobrevivência. Que jovem poderá resistir às pressões negativas de uma sociedade em crise, se não aquele que tenha internalizado o respeito por si próprio e pelo outro? Para isso é preciso, em primeiro lugar, que se reconheçam num modelo – isto é, que saibam quem são, que façam identificações adequadas. E para tanto precisam de modelos fortes e seguros, que não duvidem nem desanimem a cada notícia negativa nos jornais, ou a cada mau exemplo nas vizinhanças.
Muita gente acha que ensinar integridade é impossível nos tempos modernos. Talvez ignorem que isso se faz basicamente através dos exemplos concretos de vida. Se os pais, "sem muito discurso", vivem de acordo com princípios, estarão encorajando os filhos a seguirem seus passos, mesmo sem perceber. Quer dizer, não mentindo, não aceitando uma conta errada no restaurante, chegando à hora combinada aos encontros, respeitando a lei, não mudando ou querendo mudar as regras do jogo de acordo com as conveniências do momento e, especialmente, não disseminando amargura e descrença, simplesmente porque nem todos agem de maneira honesta. Na grande maioria dos casos, essa forma de viver será suficiente para que seus filhos acreditem nos valores... Afinal, não podem contestar – estão vendo! – vocês vivem de acordo com o que defendem!
Por fim é bom lembrar que, especialmente quando nossos filhos chegam à adolescência, quase com certeza, irão opor alguma (ou bastante) resistência ao que defendemos. Não nos deixemos iludir pelas aparências – especialmente não desanimemos! Eles estão lutando para se independentizar e isso pode significar ficar contra tudo (literalmente TUDO, para nosso desespero) que nós, pais, postulamos. Ainda que seja difícil acreditar, nossas lições nunca são inúteis. Enquanto nossas atitudes forem coerentes com nosso discurso, estaremos provendo a base para a qual eles retornarão, quando a época da rebeldia terminar. E, mesmo na fase mais aguda de autoafirmação, raramente se afastarão dos conceitos essenciais. Poderão até fazer algumas bobagens, mas nada que fira de forma irremediável a ética e os valores que aprenderam, por toda sua curta vida, a respeitar.
Mesmo quando parece que não nos ouvem nem veem, é a nossa integridade que serve de fundamento para nossos filhos, hoje e sempre.



Outro texto



Girassóis e Miosótis

O girassol é flor raçuda,
que enfrenta até a mais violenta intempérie
e acaba sobrevivendo.
Ela quer luz e espaço e em busca desses
objetivos, seu corpo se contorse o dia inteiro.
O girassol aprendeu a viver com o sol
e por isso é forte.

Já o miosótis é plantinha linda,
mas que exige muito mais cuidado.
Gosta mais de estufa.
O girassol se vira… e como se vira!
O miosótis quando se vira, vira errado.
Precisa de atenção redobrada.
Há filhos girassóis e filhos miosótis.
Os primeiros resistem a qualquer crise:
descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.
As mães chegam a reclamar da independência
desses meninos e meninas, tal a sua capacidade
de enfrentar problemas e sair-se bem.

Por outro lado, há filhos e filhas miosótis,
que sempre precisam de atenção.
Todo cuidado é pouco diante deles.
Reagem desmesuradamente, melindram-se,
são mais egoístas que os demais, ou às vezes,
mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,
caladões, encurralados.
Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro
que sabe das necessidades de cada flor,
incentiva ou poda na hora certa.

De qualquer modo fique atento.

Não abandone demais os seus girassóis
porque eles também precisam de carinho…
e não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês…
mas também a tesoura e o regador.

Não negue, mas não dêem tudo que querem:
a falta e o excesso de cuidados matam a planta…

 * Autoria de José Fernandes de Oliveira
“ Pe. Zezinho”


Cartões de Natal


domingo, 29 de novembro de 2009

Máscara do Papai Noel e anjos







Uma máscara de Papai Noel para a garotada divertir enquanto espera o Natal.
Feliz Natal para todos


Anjos para cantar para o Menino Jesus















Sacolinhas de caixa de leite ou outras caixas

Que tal fazer sacolinhas com caixas de leite ou outras caixas e decorar com motivos natalinos?





            A foto veio do www.setorreciclagem.com.br  


MATERIAL:

Uma caixa de leite ou suco ( Tetra Pack)
Cola branca ( Não diluída em água)
Base para artesanato
Papel de seda
Palha da costa
Pincéis de cerda dura para aplicar a cola
Pincel para pintar com a base para artesanato
Tesoura
Cordinha para as alças.

Outras opções : ( botões de madeira, biscuit, fuxicos, laço de papel craft, flores secas, folhas e sementes ou figuras e guardanapo de papel para decoupage)

PROCEDIMENTO:

Lave muito bem a caixa com detergente ou sabão em pó e seque-a ao sol.
Depois de bem seca descole o fundo e abra bem o interior da caixa para limpá-la com um paninho embebido em álcool.
Feito isso retire a película protetora exterior da caixa com a ajuda de um estilete para você pegar uma ponta e ir descolando, puxe-a que ela vai soltando facilmente.
Reposicione o fundo da caixa e cole-o novamente ( coloque um peso dentro da caixa para poder fixar a cola do fundo durante a colagem)



Use a base para artesanato para deixá-la bem branquinha antes de colar o papel de seda, guardanapo ou pintura para decoupage de figura.
Amasse bem o papel de seda e depois cole-o na caixa com a cola branca espalhada com pincel de cerdas duras.
Não desamasse muito o papel na hora de colá-lo, pressione-o com delicadeza.
(IMPORTANTE: Nunca use a cola em excesso ou com água, nunca molhe o pincel pois mancha!!!)
Faça dois furos em cada lado e fixe a alça dando um nozinho em cada lado da alça pela parte de dentro.
Após secagem total retire as rebarbas com uso de tesoura e na borda use a lixa de unha com cuidado para um melhor acabamento.

SUGESTÃO : Pode adornar com fuxicos, flores artificiais, laços de papel craft, folhas e sementes ou fazer decoupage de guardanapo ou figuras de papel e adornar com dimensional colorido a teu critério.
Use a imaginação e boa sorte!!! 

Rena de Natal


A ideia veio do blog anajvn.blogspot.com  e compartilho com vocês

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Juramento formatura Educação Infantil





Eu prometo,
ao partir para o 1º ano do Ensino Fundamental,
cumprir fielmente tudo
que aqui eu aprendi:


Amar e respeitar meus pais e mestres,
ser um bom filho e bom aluno,
cuidar do nosso Planeta Terra,
a casa de todos nós,
Prometo ter sempre em meu coração
a presença amiga de todos
que ajudaram
na minha formação.


A todos,
minha gratidão!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mensagem para o final de ano de seus alunos

Encontrei algumas mensagens de Natal e para o final de semestre e quero compartilhar com vocês.






 A mensagem a seguir veio do blog abaixo e merece ser visitado.
http://prokriseducando.blogspot.com/



São sugestões para inspirarem vocês, professoras, que possivelmente criarão outras e se desejarem compartilhar, podem ser publicadas aqui basta enviar para o endereçco de e-mail
regina5050@hotmail.com




domingo, 22 de novembro de 2009

Moldes para o Natal



As sugestões abaixo vêm do blog prokriseducando.blogspot.com, segundo esse blog os moldes são da oficinas de Jacirinha
Quis partilhar com vocês e suas crianças


















Um feliz Natal para todos!!!!




Fantoche de caixas de leite e outras...





Essa sugestão eu recebi de uma amiga por e-mail e quis compartilhar com vocês!!!


Para fazer esse fantoche você vai precisar de:

  • caixas de leite longa vida
  • lã ou papel crepom
  • folha de papel pardo ou coloridas
  • cola
  • papel sulfite
  • fita crepe ou durex
  • tesoura
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura



3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel.

E na parte interna, cole papel vermelho .
4) Pronto? Ficou assim?

Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os.
Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.


5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores
de remédio ou puro-purê...
ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.

6) Agora treine com o seu fantoche.
As crianças gostam muito disso.


Bonecas de EVA


http://images.quebarato.com.br/

Meninas, eu fiquei encantada com essas bonecas de EVA, vou entrar de férias e fazer um monte delas. Prometo colocar as fotos aqui. 
O segredo de fazer a está em esquentar o eva cor da pele e modelar com uma bolinha de isopor e colar tudo com cola quente ou cola para EVA.


O vídeo a seguir mostra como fazer a cabecinha passo a passo:







Outro vídeo com mais sugestões para trabalhar com EVA




Outro vídeo mostrando novas sugestões




Bons trabalhos!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cuidar da água!!!

CUIDAR DA ÁGUA




Gostei muito deste poema. Bom para trabalhar o desenvolvimento da consciência  ecológica em nossas crianças!!!











ÁGUA DOCE, DOCE ÁGUA

EVELYN HEINE

DE MAR É FEITA A TERRA,
DE ÁGUA É FEITA A GENTE.
ABAIXO O DESPERDÍCIO!
POUPAR ÁGUA: COISA URGENTE!


CLARA, DOCE OU GELADA,
VERDE, AZUL OU TRANSPARENTE,
SEM A ÁGUA NÃO HÁ NADA.
NEM FLORESTA, NEM SEMENTE.


ÁGUA DOCE MATA A SEDE,
ÁGUA DOCE É A QUE LAVA.
CACHOEIRA, RIO OU FONTE...
SÓ NÃO PODE SER SALGADA.


TANTO BATE ATÉ QUE FURA,
DIZ DITADO POPULAR...
CUIDA DELA! VOCÊ JURA?
VAMOS ECONOMIZAR!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Jogo da memória

Da Revista Nova Escola vem a ideia de se fazer um jogo da memória com as fotos das crianças da sala. Com uma máquina digital, tire fotos de suas criançans e imprima-as do tamanho que achar conveniente para sua turma. Cole-as em papel cartonado, platifique de alguma maneira e faça um jogo memória bem interessante.
Fiquei pensando aqui, para as turmas de alunos mais velhos, pode-se fazer um jogo da memória usando a foto e o nome da criança. Ou ainda, a primeira letra do nome.
As peças do jogo da memória poderiam também servir para outras atividades em sala de aula. Por exemplo, o jogo feito com nomes e fotos serveria para organizar uma lista dos nomes dos alunos das sala em ordem alfabética e poder-se-ia, na mesma lista, associar nome à foto.
Obs: Não se esqueça de conversar com seus alunos sobre a razão de estar tirando as fotos e pedir permissão para os pais.
No final do ano cada aluno poderá levar para casa suas fotos usadas no jogo. Uma forma de recordar os bons momentos na escola.

domingo, 8 de novembro de 2009



 BATE O SINO PEQUENINO ( DINGLE BELL)



Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos a capela
Felizes a rezar.

Ao soar o sino
Sino pequenino
Vem o Deus-Menino
Nos abençoar.

Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu o Deus menino
Para o nosso bem!

É Natal, é Natal
Sininhos de luz!
Replicai, badalai
Que nasceu Jesus!

Paz na Terra pede
O sino alegre a cantar!
Abençoe, Deus Menino
Sempre o nosso lar!

Letras de músicas natal - Noite feliz



NOITE FELIZ

Noite feliz, Noite feliz,
O Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, oh Jesus.
Dorme em paz, oh Jesus.

Noite de paz! Noite de amor!
Tudo dorme em redor,
entre os astros que espargem a luz,
indicando o Menino Jesus.
Brilha a estrela da paz.

Noite de paz! Noite de amor!
Nas campinas ao pastor,
Lindos anjos mandados por Deus,
Anunciam a nova dos céus;
Nasce o bom Salvador!

Noite de paz! Noite de amor!
Oh, que belo resplendor
Ilumina a o Menino Jesus!
No presépio, do mundo eis a luz,
Sol de eterno fulgor!





Cartão de Natal- colorir







Que tal fazer um belo colorido, escrever uma mensagem carinhosa e sair distribuindo por aí esse singelo cartão de natal?  Além de colorir, você poderá enfeitá-lo com contas coloridas, fitas vermelhas ou douradas e glitters.    Deixe a imaginação voar e dê seu toque pessoal. A partir desse, você poderá criar muitos outros. Se for de seu interesse, envie seu modelos que teremos o prazer de publicá-los aqui. Há um endereço de e-mail na lateral direita do blog.

FELIZ NATAL PARA TODOS!!! 

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Natal - Montar um calendário árvore de natal

Você pode construir um calendário "Árvore de Natal" com seus alunos. Veja a sugestão abaixo:
Primeiro passo


Segundo passo:




Terceiro passo:


















Quarto passo:








São apenas sugestões, solte a imaginação e faça do seu jeito e das crianças!
Feliz Natal!!!